Participamos do

China promete reestruturar companhias estatais para impulsionar competitividade

11:20 | Jul. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Conselho de Estado da China nesta terça-feira divulgou diretrizes para encorajar a reestruturação das empresas estatais do país, um movimento direcionado a elevar a competitividade do setor público e reduzir a sobrecapacidade industrial chinesa.

Em um comunicado publicado em seu site, o Conselho afirmou que irá levar adiante a reestruturação de setores como o elétrico, de equipamentos, aço, metais não ferrosos, construção naval, materiais de construção, turismo e serviços de aviação. O objetivo é reduzir a competição desordenada e o excesso de capacidade.

A reforma também deve encorajar essas empresas a racionalizar seus recursos e ativos via reestruturação de ativos e swaps, firmando alianças estratégicas para a exploração conjunta de recursos.

Segundo o gabinete, os esforços para se livrar do excesso de capacidade serão acelerados controlando estritamente os novos investimentos nessas áreas. Medidas de mercado para o fechamento dessas estatais, que acumulam três anos consecutivos de perdas, também serão aceleradas. O governo quer vender participação em companhias que não deram lucro nos últimos três anos e têm cenário difícil para os próximos dois, diz o documento.

As diretrizes também afirmam que setores considerados estratégicos continuarão sob domínio estatal. Entre eles, infraestrutura de comunicação, petróleo e gás natural, defesa e energia atômica. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente