Participamos do

Carney, do BoE, diz que plano pós-Brexit está em execução e dá resultados

09:20 | Jul. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Mark Carney, disse hoje que o BC inglês tem um plano claro para ajudar a sustentar a economia do Reino Unido, que está em execução e dando resultados.

Mais cedo, o Comitê de Política Financeira do BoE reduziu as exigências de capital para bancos britânicos em 5,7 bilhões de libras (US$ 7,6 bilhões), numa iniciativa que deverá permitir às instituições financeiras elevar os empréstimos em 150 bilhões de libras (US$ 199 bilhões) a empresas e famílias.

Na semana passada, Carney sugeriu que o BoE poderia tomar medidas de estímulos após o choque com a votação a favor da retirada do Reino Unido da União Europeia, em plebiscito realizado no último dia 23.

Hoje, Carney afirmou que tomará "qualquer ação necessária" para garantir a estabilidade, o que abre o caminho para futuros cortes de juros ou ampliação de compras de ativos pelo BoE. Segundo ele, os sinais desde a vitória do chamado "Brexit" são "consistentes com expectativas de desaceleração" da economia britânica.

Carney, no entanto, avaliou que taxas de juros negativas poderiam ter "consequências contraproducentes". Atualmente, a taxa básica do BoE está na mínima histórica de 0,5%.

Sobre a libra esterlina, Carney afirmou que a desvalorização recente da moeda, que atingiu os menores níveis em mais de três décadas frente ao dólar, foi necessária para sustentar "os ajustes econômicos necessários. Com informações da Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente