Participamos do

Brasil será mais importante para Reino Unido após Brexit, diz embaixador

14:45 | Jul. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, afirmou que o Brasil será ainda mais importante para o Reino Unido após o referendo para a saída do país da União Europeia, evento conhecido como Brexit. A declaração foi dada durante fórum sobre o tema promovido pela Câmara Britânica de Comércio (BritCham).

"O Brasil vai ser ainda mais importante em termos de economia, investimentos, educação, política, pesquisa etc. Essa é uma conclusão que na verdade o Reino Unido já chegou há alguns anos, por isso aumentou a presença no Brasil. Nós abrimos ano passado um consulado em Belo Horizonte. E elevamos também os investimentos em fundos bilaterais, para pesquisa e também o fundo de prosperidade. Foi um forte aumento da presença financeira e física", afirmou.

Falando sobre um eventual acordo bilateral entre o Reino Unido e o Brasil, Ellis notou que logo após o referendo do Brexit o Itamaraty soltou uma nota afirmando querer reforçar os laços com os britânicos. "Mas é claro que nós temos de colocar isso (possível acordo com Brasil) em termos da importância que a EU tem e continuará a ter para nós. Eles são nosso principal parceiro comercial", disse, deixando entendido que esse eventual acordo não é a maior prioridade dos britânicos no momento.

Ele lembrou ainda que por enquanto o Reino Unido continua sendo membro da EU e, assim, não pode negociar acordos bilaterais com outros países. O embaixador também disse que o governo britânico pretende realizar um evento "Brasil week" no país no próximo ano, para reforçar os elos bilaterais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente