Participamos do

21% da população brasileira gostaria de chegar à aposentadoria antes dos 60 anos

O resultado do levantamento, realizado semana passada, em 171 municípios, reflete resistência à proposta do governo de determinar idade mínima para a aposentadoria dos trabalhadores do setor privado
12:07 | Jul. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, cerca de 24% da população brasileira quer se aposentar quando tiver entre 56 e 60 anos. Já 21% gostaria de chegar à aposentadoria antes mesmo disso. E 24% dos brasileiros esperam se aposentar depois dos 60 anos de idade.

 

O estudo ressalta que os homens gostariam de se aposentar aos 61, e as mulheres, aos 59 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 
O resultado do levantamento, realizado semana passada, em 171 municípios, reflete resistência à proposta do governo de determinar idade mínima para a aposentadoria dos trabalhadores do setor privado, que deverá ser apresentada ao Congresso no segundo semestre.

Além desta medida, serão apontadas outras para conter a expansão dos gastos com o benefício .

Segundo o estudo, 53% dos brasileiros são a favor de estabelecer uma idade mínima, enquanto 43% são contra a proposta. Ademais, o apoio à proposta é maior entre os mais ricos do que entre os mais pobres.

Para 57% dos entrevistados, a idade mínima para aposentadoria poderia ser a mesma para homens e mulheres. Já 41% preferem que o limite seja diferente.

Segundo a pesquisa do Datafolha, 59% dos entrevistados acham que os brasileiros se aposentam mais tarde do que deveriam e 27% dizem que eles param de trabalhar no momento certo. Somente 11% acham que os brasileiros se aposentam cedo demais.

Para os brasileiros com renda mais alta, essa impressão é mais forte do que para os mais pobres.  Cerca de 24% afirmam que os brasileiros se aposentam muito cedo, entre os que têm renda superior a dez salários mínimos.  E entre os mais pobres, com renda inferior a dois mínimos, apenas 9% concordam.

Conforme a legislação atual, os trabalhadores do setor privado podem se aposentem após 35 anos de contribuição com a Previdência, no caso dos homens. Para mulheres, a permissão é de 30 anos de cntribuição. Quem não tiver tempo de serviço suficiente pode se aposentar por idade, aos 60.

Em 2015, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acumulou deficit de R$ 86 bilhões com o pagamento de aposentadorias, correspondente a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB). A estimativa do governo é que o deficit previdenciário alcance 2,7% do PIB em 2017.

 

Redação O POVO Online com informações da Folha de S.Paulo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente