Participamos do

Usar o quanto antes

01:30 | Jun. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Segundo Wilton Daher, deve-se dar preferência a sacar o dinheiro do FGTS assim que houver oportunidade. Isso porque os recursos do Fundo só podem ser retirados em situações específicas, com a aquisição da casa própria sendo apenas uma delas.


Aliado a isso, ele conta, a quantia armazenada não rende o suficiente para acompanhar a inflação. Os recursos do FGTS são corrigidos pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, o que acaba ficando consideravelmente abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que em 2015 superou os 10%. Desse modo, ao realizar o saque mais cedo, o contribuinte tem perda real menor.


Roberto Vieira, no entanto, aconselha que não se deve usar o dinheiro do FGTS de forma impulsiva, principalmente na hora de adquirir um imóvel. Ele lembra que muitas vezes o valor sacado consegue pagar apenas uma parcela do valor total da casa ou apartamento e que o comprador ainda tem que arcar com o restante, o que exige planejamento do mesmo modo que uma compra sem o auxílio do Fundo. (AC)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente