Participamos do

"PEC da Previdência está em discussão", garante Mansueto Almeida

Em entrevista a jornalistas, o cearense adiantou que foi criado um grupo para discutir a reforma da Previdência Social
22:00 | Jun. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em evento nesta terça-feira, 21, em Fortaleza, denominado “Nordeste 2030 – Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”, o cearense Mansueto Almeida, titular da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda do governo interino Michel Temer (PMDB), informou que a “PEC (Programa de Emenda à Constituição) da Previdência está em discussão”.

Em entrevista a jornalistas, o cearense adiantou que foi criado um grupo para discutir a reforma da Previdência Social: “Para manter os gastos sociais e até ampliá-los é a gente fazer uma reforma da Previdência. Foi criado dentro do governo um grupo de trabalho, junto Casa Civil, Minsitério da Fazenda e Centrais Sindicais que estão discutindo uma proposta de reforma da Previdência”.

Segundo ele, o resultado da discussão do grupo de trabalho sobre o assunto se transformará em uma PEC. “A PEC da previdência está em discussão”, disse. E amenizou: “A mudança da previdência nunca é algo drástico (...)”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS3] 

Alegando não participar das discussões a cerca da reforma na Previdência, Mansueto não deu detalhes sobre a elaboração da PEC.

Na mesma entrevista, o cearense ainda elogiou a atual equipe econômica, falou das dificuldades de implantar um ajuste fiscal no País, sobre a taxa Selic, inflação e apontou uma possível melhora na crise econômica sofrida pelo Brasil.

“Na virada do segundo semestre pro próximo ano, eu acho que a gente já vai vê uma melhora (economia)”, apontou, citando as análises positivas da pesquisa Focus sobre o mercado brasileiro.

Ouça a entrevista na íntegra

O evento

No “Nordeste 2030”, foram discutidos temas como a competitividade e produtividade no Nordeste, definição de políticas prioritárias da região, financiamento do desenvolvimento regional, entre outros.

O encontro aconteceu no auditório do Banco do Nordeste na Capital cearense (CE), reunindo os governadores do Nordeste, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), instituições financeiras oficiais nacionais e internacionais, como Banco do Nordeste (BNB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de organizações públicas e privadas das áreas de gestão pública e planejamento.

Biografia Mansueto

Mansueto é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge, nos Estados Unidos, mas não defendeu a tese. É funcionário licenciado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Multimídia
Leia entrevista de Mansueto Almeida às Páginas Azuis do O POVO em fevereiro deste ano

bit.ly/1NxlhgJ

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente