Participamos do

Mais de um milhão de trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

O prazo para resgate do benefício termina no próximo dia 30
10:39 | Jun. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores ainda não foram às agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil para sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referente ao ano-base 2014. As informações são do último levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, nesta semana.

Até agora, R$ 18,3 bilhões foram pagos a mais de 22 milhões de trabalhadores, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 93,7%. O prazo para resgate do benefício termina no próximo dia 30.

O valor do abono salarial corresponde um salário mínimo. Tem direito ao benefício os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, que tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014. O empregador também precisa ter relacionado o empregado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) entregue ao Ministério do Trabalho.

O trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente