Participamos do

Leilão de biodiesel negocia 646 milhões de litros

Os leilões de biodiesel visam a possibilitar a adição do produto ao óleo diesel vendido ao consumidor final
08:31 | Jun. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O 49º Leilão de Biodiesel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) resultou no arremate de 646,6 milhões de litros de biodiesel, a um preço médio de R$ 2,406 por litro, o que resultou em um total negociado de R$ 1,55 bilhão. A informação foi divulgada na quarta-feira, 15, pela ANP.

Os leilões de biodiesel visam a possibilitar a adição do produto ao óleo diesel vendido ao consumidor final. O óleo diesel comercializado no Brasil recebe 7% de biodiesel em sua composição, de acordo com regra estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O 49º leilão, feito entre os dias 7 e 10 deste mês, visa a garantir o abastecimento de biodiesel no mercado nacional entre 1º de julho e 31 de agosto deste ano.

Todo o volume arrematado é proveniente de produtores detentores do selo Combustível Social. O Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo, com uma produção anual, em 2013, de 2,9 bilhões de litros e uma capacidade instalada, no mesmo ano, para cerca de 7,9 bilhões de litros.

Processo químico

O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais. Dezenas de espécies vegetais presentes no Brasil podem ser usadas na produção do biodiesel, entre elas soja, dendê, girassol, babaçu, amendoim, mamona e pinhão-manso. Entretanto, o óleo vegetal in natura é bem diferente do biodiesel. Para se tornar compatível com os motores a diesel, o óleo vegetal precisa passar por um processo químico chamado transesterificação, feito nas instalações produtoras de biodiesel.

É possível, também, usar mais de uma fonte vegetal no mesmo biodiesel. A mamona, por exemplo, se usada em mistura com outros óleos, agrega propriedades positivas ao produto final, como a redução do ponto de congelamento, sem alterar as especificações exigidas pela ANP.

Outras informações podem ser obtidas na página da ANP.

 

Agência Brasil 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente