PUBLICIDADE
Notícias

Juiz cancela regra de Obama para fraturamento hidráulico em terras públicas

10:50 | 22/06/2016
Um juiz federal de Wyoming tornou permanente um bloqueio temporário de uma regra do Departamento do Interior dos EUA que estabelecia padrões mais rígidos para o fraturamento hidráulico ("fracking", no termo original em inglês) em terras públicas, num golpe à agenda ambientalista do presidente Barack Obama a poucos meses do fim de seu mandato.

No fim da terça-feira, o juiz Scott Skavdahl invalidou a regulação, com o argumento de que o Departamento do Interior não tinha autoridade para emiti-la. No ano passado, o mesmo juiz havia concedido uma liminar preliminar vetando a regra até uma decisão final.

A regra, que foi anunciada em março de 2015, se aplica à exploração de petróleo e gás em terras federais, que produzem 11% do gás natural consumido nos EUA e 5% do petróleo, segundo dados do governo.

Boa parte das atividades de exploração concentra-se em estados do oeste dos EUA, como Colorado e Wyoming, dois dos estados que questionam a regulação. Mais de 90% dos novos poços explorados utilizam a técnica do fraturamento hidráulico.

O governo poderá apelar da decisão judicial do Wyoming. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS