Participamos do

Juiz cancela regra de Obama para fraturamento hidráulico em terras públicas

10:50 | Jun. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um juiz federal de Wyoming tornou permanente um bloqueio temporário de uma regra do Departamento do Interior dos EUA que estabelecia padrões mais rígidos para o fraturamento hidráulico ("fracking", no termo original em inglês) em terras públicas, num golpe à agenda ambientalista do presidente Barack Obama a poucos meses do fim de seu mandato.

No fim da terça-feira, o juiz Scott Skavdahl invalidou a regulação, com o argumento de que o Departamento do Interior não tinha autoridade para emiti-la. No ano passado, o mesmo juiz havia concedido uma liminar preliminar vetando a regra até uma decisão final.

A regra, que foi anunciada em março de 2015, se aplica à exploração de petróleo e gás em terras federais, que produzem 11% do gás natural consumido nos EUA e 5% do petróleo, segundo dados do governo.

Boa parte das atividades de exploração concentra-se em estados do oeste dos EUA, como Colorado e Wyoming, dois dos estados que questionam a regulação. Mais de 90% dos novos poços explorados utilizam a técnica do fraturamento hidráulico.

O governo poderá apelar da decisão judicial do Wyoming. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente