Imóvel também precisa de revisão
Um imóvel é aquisição que pode durar pelo resto da vida do comprador. Mas isso exige que haja cuidados para que problemas sejam resolvidos o quanto antes, de modo a não deixá-los virar complicações maiores.
A Colmeia percebeu nisso uma forma de se diferenciar. A empresa faz manutenção preventiva. A ideia veio do setor automobilístico. Otacílio Valente, presidente da empresa, conta que, no período de garantia (cinco anos), são feitas revisões periódicas para identificar e resolver problemas que possam surgir.
No entanto, diferente do que acontece no setor de automóveis, a Colmeia não cobra pelo serviço. Segundo Otacílio, a construtora estuda a ideia de continuar fazendo as revisões mesmo depois dos cinco anos da garantia, nesse caso, já cobrando.
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AssineSão feitas, no total, seis inspeções em cada empreendimento, uma após os primeiros seis meses da entrega e as outras a cada ano, por cinco anos. Otacílio estima que é destinado cerca de 1% do valor total do imóvel à prestação desse serviço e que os custos já vêm embutidos no valor da venda.
Walmir Esmeraldo, engenheiro da Colmeia, que trabalha nesse modelo de revisões, conta que a iniciativa partiu da percepção de que o cliente não costuma fazer sua parte para preservar o imóvel. Na maioria dos casos, segundo ele, o morador não se preocupa em ler o manual do proprietário, que vem junto do imóvel quando é adquirido.
Assim, acabam surgindo problemas que poderiam não existir com um pouco de cuidado, como os provenientes de falta de higienização. “Passamos a perceber a necessidade de antecipar e fazer essa revisão, ir até o cliente em vez de esperar que ele nos chamasse”, explica Walmir.
O manual, segundo explica José Carlos Gama, vice-presidente da área imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), funciona como na indústria automobilística, indicando os cuidados necessários e as especificidades do imóvel. Ele conta que muitas vezes isso é deixado de lado e, como consequência, há desvalorização precoce.
Otacílio menciona que a Colmeia é a primeira – e por enquanto única – empresa no Brasil a ter essa iniciativa. No entanto, segundo Alexandre Mourão, diretor técnico da C. Rolim Engenharia, a ideia desse modelo já está sendo replicada por outras construtoras. Ele sublinha que a iniciativa reflete uma necessidade existente na construção civil de ser proativo, não só por parte da construtora, mas também por moradores e síndicos.
(Anderson Cid, especial para O POVO. Colaborou Beatriz Cavalcante)