Participamos do

FGV: disposição do consumidor trocar feijão define efeito de importação no preço

14:10 | Jun. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A decisão do presidente em exercício, Michel Temer, de aumentar a importação de feijão, cujo preço no mercado doméstico está disparando, pode ter pouco efeito sobre a inflação geral. Isso porque, ressaltou Paulo Picchetti, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas (FGV), o produto mais demandado internamente, o tipo carioca, normalmente não é encontrado para importação.

Diante disso, o economista acredita que o abrandamento nos preços pode ser observado apenas em outros tipos de espécies de feijão, mas que têm uma demanda menor em relação ao carioca. "Pode dar um alívio nos demais, mas não exatamente naquele que está subindo mais (carioca)", disse.

Nesse cenário, Picchetti ressalta que só poderia ocorrer um arrefecimento mais significativo caso o consumidor faça a substituição, trocando o feijão carioca por um outra espécie com valor mais em conta. "Claro que alivia, mas só se deixar de comprar o que tem preço mais elevado", reforçou.

No IPC-S da terceira quadrissemana - últimos 30 dias terminados ontem (22) -, a variação do feijão carioca foi positiva em 29,26%, enquanto a do feijão preto atingiu 6,08%. A despeito dessa pressão, o IPC-S desacelerou para 0,33% na terceira leitura (ante 0,45%), especialmente por causa do grupo Alimentação (de 0,29% para 0,07%). A ajuda, segundo a FGV, veio do segmento de hortaliças e legumes, que apresentou deflação de 7,64% no período, após recuo de 4,30% na segunda leitura.

IPCA

Já no âmbito do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o feijão mulatinho ficou 9,85% no IPCA de maio, acumulando, só neste ano até o quinto mês, alta de 37,44%. O tipo carioca, que teve variação de 7,61% em maio, acumula inflação de 41,62% em 2016.

Devido à oferta menor em razão de problemas de safra, o preço do produto tende a avançar ainda mais, segundo analistas. Já no IPCA-15 de junho, o feijão carioca ficou 16,38% mais caro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente