Participamos do

Dirigente do BC dos EUA diz que elevação gradual na taxa de juros é "apropriada"

07:50 | Jun. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Estocolmo, 04 (AE) - A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, afirmou neste sábado que uma elevação gradual na taxa de juros permanece como apropriada para os Estados Unidos, apesar de um relatório mensal de empregos (payroll) "desapontador" divulgado na sexta-feira.

"Eu ainda acredito que, para atingirmos nossas metas de política, um ritmo gradual de alta na taxa de juros é apropriado", disse Mester a repórteres, após discursar na capital da Suécia. "O ritmo de quando as altas na taxa ocorrerão e a curva dessa trajetória gradual dependem dos dados."

Com direito a voto nas decisões de política monetária, Mester falou um dia após o dado oficial mostrar que o mercado de trabalho dos EUA registrou em maio a geração de empregos mensal mais fraca em mais de cinco anos. Os números causaram preocupação sobre a perspectiva econômica e reduziram as expectativas dos investidores para uma alta de juros em breve. Os EUA geraram 38 mil postos de trabalho em maio, o desempenho mais fraco desde setembro de 2010, informou o Departamento do Trabalho.

A presidente do Fed de Cleveland disse que foi um "número desapontador", mas que sua visão para a perspectiva econômica estava em grande medida intacta. "O número fraco do emprego não mudou fundamentalmente minha perspectiva econômica, mas avaliaremos os dados conforme eles saírem."

Dirigente do Fed e com direito a voto nas decisões, Lael Brainard disse na sexta-feira que os dirigentes deveriam esperar para elevar os juros até que existam mais evidências de que a economia dos EUA está com mais força e que os riscos globais diminuíram. Ela advertiu que não se pode "tomar por certa" a resiliência da recuperação norte-americana.

Mester não quis dizer quando a próxima alta nos juros deve ocorrer.

A presidente do Fed, Janet Yellen, disse há alguns dias que uma alta nos juros seria apropriada "provavelmente nos próximos meses", caso a economia e o mercado de trabalho continuem a se fortalecer, mas não citou uma reunião em particular. Yellen deve fazer um discurso na segunda-feira na Filadélfia, no qual ela pode atualizar suas visões sobre o quadro, após o relatório modesto de empregos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente