Participamos do

Custo da construção cresce 0,02% em maio ante abril, diz SindusCon-SP

16:50 | Jun. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O custo da construção paulista registrou pequena alta de 0,02% em maio ante abril, totalizando R$ 1.234,67 por metro quadrado, conforme dados do Sinduscon-SP e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o indicador apresentou elevação de 2,44%.

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo é calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos e reflete a variação dos custos das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Na mesma base de comparação, foi registrado aumento de 0,06% nos materiais de construção, enquanto os custos administrativos e com mão de obra se mantiveram estáveis. De acordo com o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, os dados indicaram estabilidade nos custos da construção em maio.

"A elevação do CUB, que normalmente é esperada no mês de maio em função do reajuste anual dos salários dos trabalhadores, acabará acontecendo em junho. Isto porque, neste ano, as convenções coletivas da construção paulista começaram a ser assinadas no final de maio e seus reflexos acontecerão nas folhas de pagamento de junho", comentou o executivo.

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB subiu 0,03% em maio ante abril, totalizando R$ 1.147,66 por metro quadrado. Em 12 meses, teve alta de 2,42%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente