Participamos do

China continua a ampliar estoque de petróleo em 2016, diz AIE

09:30 | Jun. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O aumento no estoque de petróleo da China continua a ocorrer neste ano, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). A entidade diz que o país aumenta sua reserva estratégica da commodity, algo que tem sido um fator crucial para a demanda forte pelo petróleo nos mercados internacionais.

A AIE disse também que o aumento de 5 milhões de barris no estoque flutuante global, agora em 94 milhões de barris, ocorre em grande medida graças a navios-tanque que esperam para descarregar em Qingdao, na China, o petróleo destinado a refinarias independentes chinesas.

Ainda segundo a AIE, as compras chinesas de petróleo do Irã diminuíram em maio, para cerca de 640 mil barris por dia, após baterem em abril o recorde de quase 900 mil barris por dia. O Japão comprou cerca de 250 mil barris por dia do Irã em maio, uma alta mensal de 75 mil barris por dia. No caso da Índia, as compras de petróleo iraniano diminuíram 25 mil barris por dia, para 330 mil barris por dia. A Coreia do Sul teve os maiores ganhos, com as compras quadruplicando para 255 mil barris por dia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente