Participamos do

Vantagens de ter um closet

01:30 | Mai. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um espaço de vaidade e comodidade. Assim pode ser definido o closet. Se você tem pressa para se vestir ou se prefere dedicação na escolha do look, ele facilita ao deixar as peças à mostra. Com espaço mais amplo que o guarda-roupa, ele também contribui para a organização da casa. Com essas vantagens, o closet vem ganhando espaço nos lançamentos imobiliários.


Em geral, há três tipos: quarto à parte; em L; e de corredor. O primeiro é aquele espaço anexo ao dormitório. Não possui janelas e, nos mais espaçosos e requintados, há inclusive pufes, sofás e penteadeiras. Possui portas de vidros e inúmeras divisórias para os mais variados itens. O segundo, em L, localiza-se dentro do quarto e é posto em algum dos cantos do cômodo. Não possui portas. O de corredor, o terceiro, geralmente fica entre o quarto e o banheiro. Às vezes pode ter portas de vidro e de correr, a fim de ampliar o espaço e proporcionar luminosidade.


Dentre as vantagens de ter um closet, está a “facilidade de visualizar todo o guarda-roupa, o acesso fácil, o armazenamento de todos os itens e acessórios num só lugar, a organização e a agilidade proporcionada pelo fato de ter tudo à mão. Sem falar no conforto”, afirma Roberto Wagner Araújo, arquiteto e designer de interiores. Segundo ele, para escolher o closet ideal é preciso saber quanto de espaço a pessoa tem em casa para poder planejar bem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

E planejamento foi o que guiou a fisioterapeuta Amanda Bezerra. Ela contratou um arquiteto para, junto do novo quarto, também criar o projeto do closet. “Eu tinha muitas coisas e, para que ficassem organizadas, decidi montar um closet em casa”, diz. O tipo de closet que Amanda tem é o embutido dentro do quarto, separado por uma divisória. Ela conta que a maior vantagem em tê-lo é a organização. “Não perco tanto tempo procurando as coisas. Tudo fica mais fácil. Se eu não tivesse o closet ia ser muito ruim porque com ele, às vezes, eu ainda demoro a encontrar”, brinca.


Mas o closet requer alguns cuidados. É o que alerta a fisioterapeuta: “como não há muita ventilação dentro dele, é preciso ter muita atenção para com a limpeza. Se não limpar sempre, há o risco de criar mofo, por exemplo”.


Tendências

A maioria dos novos empreendimentos já vem com closets instalados, isso por conta do bom aproveitamento dos espaços. “Para certos nichos de mercado é quase que uma obrigação”, diz a arquiteta e urbanista Dayane Medeiro que complementa ao dizer que “para o público A, o closet é uma exigência. Já para o B e C é uma melhoria muito bem-vinda, principalmente para as suítes de casais”, finaliza.

 

SAIBA MAIS!


TIPOS DE CLOSET


quarto à parte: espaço que é anexo ao dormitório. Não possui janelas e, nos mais espaçosos e requintados, há inclusive pufes, sofás e penteadeiras. Possui portas de vidros e inúmeras divisórias para os mais variados itens.


em L: localiza-se dentro do quarto e é posto em algum dos cantos do cômodo. Não possui portas.


de corredor: fica entre o quarto e o banheiro. Às vezes pode ter portas de vidro e de correr, a fim de ampliar o espaço e proporcionar luminosidade.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente