Participamos do

Setor de serviços cearense cresce 1,4% em março

08:27 | Mai. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O setor de serviços cearense teve variação positiva no volume de serviços de 1,4% no mês de março, maior que a média nacional, que foi de decréscimo de 5,9%. O Estado teve o quinto melhor desempenho no mês, atrás apenas de Tocantins, Roraima, Rondônia e do Distrito Federal. Além desses, a única UF que também teve variação positiva foi Alagoas. As informações foram divulgadas esta quitna-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os estados que tiveram o pior desempenho foram o Amapá (-15,3%) e o Amazonas (16,3%).

Na taxa de variação da receita nominal, o Ceará ficou em quarto lugar nacional, com crescimento de 9,5%. A média brasileira foi de queda de 0,4% e as maiores quedas foram mais uma vez o Amazonas (-12,8%) e o Amapá (13,3%).

O Ceará, no entanto, teve queda no volume de serviços considerando os últimos 12 meses, tendo havido diminuição de 3,4%. O resultado ainda assim é mais positivo que o do Brasil, que foi de 4,4% de retração. No acumulado de 2016 até março, o Estado se mantém com crescimento nulo (0%), resultado da queda do mês de fevereiro (-1,9%) contrabalanceando os aumentos de janeiro e março.

No cenário nacional, o acumulado do ano foi de queda de 5% e o dos últimos 12 meses foi de 4,4%. A queda registrada em março no setor é a maior do ano até agora, com a de fevereiro tendo sido de 4% e a de janeiro 5%.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente