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Procon: 76% das audiências virtuais são resolvidas

Audiência virtual é uma vídeoconferência com a mediação do Procon Fortaleza. A conversa é gravada e transformada em arquivo virtual, anexada ao processo como peça de conciliação

13:59 | 12/05/2016
O Procon Fortaleza tem o índice de 76,64% de resolutividade nas audiências virtuais, segundo anúncio realizado pelo órgão de defesa do consumidor nesta quinta-feira, 12. A ferramenta permite registro de reclamações por meio da Internet, em qualquer cidade. O atendimento online soma mais de 2 mil ocorrências, com 137 resultando em audiência - 105 resolvidas. 
 
[SAIBAMAIS2]De acordo com a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, além dos fortalezenses, o consumidor turista também é beneficiado com o método. "Mesmo depois que retorne à cidade residente, o consumidor turista tem a garantia de que sua reclamação terá continuidade e pode ser acompanhada de onde ele estiver", esclarece. Ainda segundo a diretora, audiência virtual representa ganho também para o meio ambiente, já que não há utilização de papel.

Quando os casos não resultam em audiência, o órgão esclarece aos envolvidos sobre a relação de consumo e duplicidade na reclamação. Há também a possibilidade do problema ser resolvido antes mesmo de ser realizada a audiência por meio da Carta de Informações Preliminares (CIP).

As principais reclamações dos consumidores pela ferramenta são contra operadoras de telefonia fixa e móvel, bancos e fabricantes de aparelhos celulares. Problemas com escolas e faculdades particulares também estão entre os mais relatados.

Entenda

O consumidor e o fornecedor participam da audiência virtual por meio de uma videoconferência. Com a mediação do Procon Fortaleza, a conferência é gravada e transformada em arquivo virtual, anexada ao processo como peça de conciliação. Os consumidores podem realizar audiência sem a necessidade de se deslocar pessoalmente para as unidades físicas do Procon.

Pode abrir reclamação virtual o consumidor que residir em Fortaleza ou ser turista em trânsito. É necessário ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador ou notebook. Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória, para acessar o portal e cadastrar sua reclamação.
 
Serviço 
 
Realize o Atendimento Virtual pelo portal da Prefeitura de Fortaleza.

Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade".
 
Central de Atendimento ao Consumidor - 151 
Redação O POVO Online
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