Participamos do

Obras no RJ e SP de Oscar Niemeyer são tombadas pelo patrimônio histórico

Em julho de 2007, o arquiteto encaminhou ao Ministério da Cultura uma relação de 28 obras que gostaria que fossem tombadas
12:58 | Mai. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Obras de Oscar Niemeyer foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As construções selecionadas pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural são o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e a Passarela do Samba, ou Sambódromo, no Rio, e o Conjunto de Edificações projetadas por Niemeyer para o parque Ibirapuera, em São Paulo.

Em julho de 2007, o arquiteto encaminhou ao Ministério da Cultura uma relação de 28 obras que gostaria que fossem tombadas.

O Iphan teve que analisar e identificar as peças consideradas referenciais e representativas de diversos momentos da produção do Niemeyer a serem protegidos pelo Patrimônio Cultural Brasileiro.

O incorporamento das três criações de Niemeyer segue as orientações do próprio Conselho Consultivo, que aprovou o tombamento das outras 24 no ano do centenário do arquiteto.


Obras tombadas pela Iphan

Niemeyer foi responsável pelo projeto arquitetônico do Parque do Ibirapuera. A proposta de tombamento se dá especificamente aos monumentos do parque projetados por ele:  a marquise, o Palácio das Nações (Museu Afro Brasil), o Palácio dos Estados (atualmente desocupado), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira, atualmente ocupado pela Fundação Bienal), o Palácio de Exposições ou das Artes (conhecido como Oca), e o Palácio da Agricultura (Museu de Arte Contemporânea da USP).

O MAC, próximo à Baía de Guanabara, é considerado o principal cartão postal da antiga capital do Estado do Rio e sua fachada oferece uma das melhores vistas panorâmicas. Inaugurado em 1996, o museu se assemelha à de um disco voador.

Localizado na avenida Marquês de Sapucaí, o Sambódromo, A “Passarela Darcy Ribeiro”, em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, um dos idealizadores do projeto, a Passarela foi inaugurada em 1984.

Oscar Niemeyer faleceu no dia 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente