PUBLICIDADE
Notícias

Dois em cada três consumidores em Fortaleza estão endividados

12:41 | 12/05/2016
A Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), concluiu que 67,9% dos consumidores da capital cearense estão endividados. Trata-se de uma proporção menor do que a registrada no mês de abril do ano passado (73%).

Os indicadores qualitativos do crédito, no entanto, sugerem que o risco de crédito permanece elevado. Houve aumento do percentual de consumidores com dívidas em atraso, crescimento na proporção da renda familiar comprometida com o pagamento de dívidas e da inadimplência potencial.

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve crescimento de 3,3 pontos percentuais, indo de 22,7%, em abril, para 26,0% neste mês. O principal motivo para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 60,7% dos consumidores.

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.415 e prazo médio de sete meses, comprometendo 34,2% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores em Fortaleza são cartões de crédito (citado por 78,3% dos entrevistados), financiamento bancário (15,1%), empréstimos pessoais (9%) e carnês e crediários (8,3%).

Redação O POVO Online
TAGS