Participamos do

Brasileiros trabalharão 153 dias em 2016 para pagar tributos

Além disso, cerca de 41,80% da renda dos brasileiros foram destinados para pagar a tributação sobre os rendimentos, consumo, patrimônio e outros
12:57 | Mai. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Até esta quarta-feira, 1º de junho, os brasileiros terão trabalhado apenas para pagar impostos. No total são 153 dias trabalhados em 2016 destinados ao pagamento de taxas, tributos e contribuições. Os números são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), por meio do estudo Dias "Trabalhados para pagar Tributos”, que totaliza cinco meses e um dia trabalhados pelos brasileiros.

Além disso, cerca de 41,80% da renda dos brasileiros foram destinados para pagar a tributação sobre os rendimentos, consumo, patrimônio e outros. Em 2014 e 2015, o índice permaneceu o mesmo: 41,37%.

 O estudo considera a tributação incidente sobre rendimentos, formada pelo Imposto de Renda Pessoa Física, contribuições previdenciárias e sindicais; e a tributação sobre o consumo de produtos e serviços, como PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, etc; e a tributação sobre o patrimônio, onde se incluem IPTU, IPVA. As taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos e contribuições, como no caso da iluminação pública também são consideradas.

Na lista dos países pesquisados, o Brasil se aproxima da Noruega, país onde os cidadãos destinam 157 dias de trabalho aos tributos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente