Participamos do

Países devem evitar desvalorização competitiva da moeda, diz Abe

14:00 | Abr. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou hoje que os países devem evitar desvalorizar suas moedas em busca de uma vantagem competitiva.

Os comentários de Abe acontecem em meio a uma forte valorização do iene ante o dólar, resultado de sinalizações, por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de que a normalização da política monetária nos Estados Unidos será mais lenta do que o inicialmente estimado.

As indicações do Fed levaram investidores a correr para comprar a moeda japonesa, tradicionalmente reconhecida como um ativo seguro. Isto, por outro lado, se tornou um problema para o primeiro-ministro, que tem no iene mais fraco sua principal plataforma econômica.

"Independente das circunstâncias, precisamos definitivamente evitar a desvalorização competitiva, e acredito que deveríamos também evitar intervenções arbitrárias nos mercados de câmbio", disse Abe quando perguntado sobre a recente valorização do iene, a fraqueza do yuan chinês e a instabilidade de outras moedas.

Um iene mais forte é geralmente percebido como prejudicial aos grandes exportadores do Japão, uma vez que prejudica sua competitividade e seus lucros repatriados. Os temores sobre a apreciação da moeda japonesa chega em um momento delicado, em que a economia do país luta contra o risco de cair em recessão.

"A estabilidade sempre é um fator importante para a economia", diz Abe. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente