Participamos do

Noruega decide não participar de reunião sobre petróleo no Catar

10:50 | Abr. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo da Noruega, maior exportador de petróleo da Europa Ocidental, anunciou hoje que não vai participar da reunião de grandes produtores da commodity marcada para domingo (17), em Doha, capital do Catar. Representantes de vários países, incluindo Arábia Saudita e Rússia, deverão discutir o possível congelamento da produção.

O Ministério de Petróleo e Energia norueguês não deu nenhuma justificativa para sua decisão de não participar das conversas.

No encontro de Doha, a expectativa é que integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia negociem um acordo para congelar a produção nos níveis de janeiro ou fevereiro, numa tentativa de impulsionar os preços do petróleo.

A Noruega não faz parte da Opep, mas o país nórdico seguiu os esforços de outros produtores em reduzir a produção em duas ocasiões no passado, em 1998 e 2002.

"Não havia previsão de a Noruega participar da reunião, exceto talvez como um observador", comentou Thina Saltvedt, analista do Nordea Markets. "A Noruega tende a ser neutra em discussões que envolvam intervenções nos mercados."

No ano passado, a produção de petróleo bruto da Noruega cresceu 4%, a 1,56 milhão de barris por dia, mas a expectativa é de queda de 2% em 2016 e de recuo gradual até 2019, a 1,38 milhão de barris por dia, segundo o órgão norueguês para a regulação da indústria petrolífera. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente