Participamos do

Luiz Furlan: em novo governo líder de equipe econômica deve ter credibilidade

17:00 | Abr. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Grupo de Líderes Empresariais Lide, Luiz Fernando Furlan, afirmou que uma equipe econômica ideal em novo governo deve ser liderada por alguém que tenha "conhecimento, credibilidade e razoável impermeabilidade a interferências políticas".

"Todo mundo fala que hoje em dia é difícil saber nomes do primeiro escalão do governo. Primeiro por causa da rotatividade e também porque há grande número de colaboradores que não têm expressão", afirmou o executivo, embora não tenha citado nomes de possíveis novos ministros.

Para o presidente do Lide, uma nova equipe econômica deve ter apoio de sua base. Ele lembrou o caso do ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, que "não conseguiu levar a adiante seus esforços e sofreu oposição da base de governo".

A possível troca de governo, de acordo com o executivo, pode ser uma oportunidade a ser usada para dar uma injeção de ânimo geral com "algumas medidas que sejam viáveis no curto prazo". Entre as ações prioritárias está a questão do déficit público.

"Isso penaliza o risco de crédito das empresas e muitas vezes até inibe o lançamento de papéis no exterior e o alongamento de dívida", afirmou. "Muitas companhias hoje começam a enfrentar aperto financeiro, o que não está ligado, muitas vezes, com a operação da empresa, mas à nota do País", afirmou o executivo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente