PUBLICIDADE
Notícias

Jordânia convoca embaixador do Irã para consultas após reunião em Doha

10:20 | 18/04/2016
A Jordânia convocou seu embaixador no Irã para "consultas", um dia depois de negociações em Doha sobre um congelamento da produção de petróleo de grandes produtores fracassarem. Em comunicado publicado no site estatal de notícias jordaniano Petra, o governo local cita a interferência do Irã em relações de seus vizinhos árabes.

O movimento ocorre enquanto tensões entre a Arábia Saudita e o Irã aumentam, depois de a reunião em Doha entre alguns países de dentro e de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não resultar em um acordo. A Arábia Saudita abandonou a reunião após reiterar que só vai considerar congelar a produção se o Irã fizer o mesmo.

O Irã, que não enviou representantes para o encontro, tem declarado que não tem intenção de limitar sua produção até que ela volte aos níveis anteriores às sanções impostas ao país por governos do Ocidente, que foram suspensas no começo deste ano. A produção iraniana já aumentou cerca de 400 mil barris por dia desde janeiro e é um dos fatores de pressão sobre os preços da commodity.

Vários analistas do mercado afirmam que as ações recentes da Arábia Saudita têm como objetivo afastar o Irã de alguns importantes aliados, como os produtores de petróleo Rússia e Venezuela. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS