Participamos do

FMI piora estimativa de queda do PIB brasileiro para 2016

O novo cálculo indica que o ano deverá ser encerrado com queda de 3,8%, frente aos 3,5% apresentados em janeiro deste ano. É o sexto pior desempenho do mundo para a previsão de 2016.
10:58 | Abr. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a previsão de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016. Em janeiro, a estimativa era de que o ano encerrasse com o PIB caindo a 3,5%, número que agora chega a 3,8%.

Caso as previsões se confirmem, isso indica que o Brasil deverá ter o sexto pior desempenho do mundo no PIB. O primeiro lugar fica com a Venezuela, com redução esperada de 8%, seguida pelo Sudão do Sul, com 7,8%.

O cenário na América Latina é de retração de 0,5% no indicador, com o Brasil sendo um dos fatores a puxar esse número para baixo. Na comparação com os demais países emergentes, o desempenho brasileiro também é negativo, com esses mercados devendo crescer a uma média de 4,1% no ano, de acordo com o FMI.

Para 2017, o Fundo projeta um crescimento nulo para o Brasil (aumento de 0%). Apesar de isso indicar uma melhora na comparação com a previsão para este ano, o cenário ainda seria desfavorável na comparação com o desempenho da maior parte dos demais países contemplados nas estimativas.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente