Participamos do

Elevação da taxa de juros pelo Fed em dezembro não foi um erro, diz Kaplan

10:20 | Abr. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de anunciar seu primeiro aumento de juros em nove anos, em dezembro do ano passado, não foi um erro, afirmou o presidente da distrital do Fed em Dallas, Robert Kaplan, em entrevista à CNBC.

Desde então, o Fed decidiu manter os juros inalterados nas reuniões seguintes, em janeiro e março. Segundo Kaplan, o Fed tem motivos para ser paciente antes de voltar a elevar juros, uma vez que a desaceleração da economia mundial tem impacto nos EUA e precisa ser levada em conta.

Na época da elevação, o Fed previu mais quatro aumentos de juros em 2016. Na reunião do mês passado, porém, o BC norte-americano reduziu sua projeção para apenas duas altas.

Kaplan, que não vota nas reuniões de política monetária do Fed este ano, prevê um novo aumento de juros "no futuro não muito distante", desde que os números do Produto Interno Bruto (PIB) se recuperem, como ele espera.

O dirigente do Fed de Dallas disse ainda à CNBC não estar muito preocupado com a desaceleração do PIB dos EUA no primeiro trimestre e que a economia norte-americana deverá crescer um pouco menos de 2% em 2016. Com informações da Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente