PUBLICIDADE
Notícias

Dados de inflação e produção industrial vêm melhor do que o esperado na Índia

11:00 | 12/04/2016
A inflação na Índia desacelerou para o menor patamar em seis meses em março, ao passo que a produção industrial subiu pela primeira vez em quatro meses em fevereiro, mostraram hoje dados divulgados pelo governo local.

O índice oficial de inflação em doze meses desacelerou pelo segundo mês seguido, de 5,26% em fevereiro para 4,83% em março. A queda foi maior do que o consenso de mercado, de 5,1%, e foi causada principalmente pela desaceleração dos preços de alimentos e combustíveis.

Já a produção industrial subiu 2,0% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, revertendo uma contração de 1,5% em janeiro. A expectativa de economistas era de expansão mais leve, de 0,5%.

A atividade das indústrias indianas contraiu de novembro a fevereiro por causa do fim da principal temporada de festivais do país, que diminuiu a demanda, além de enchentes na região sul, que forçaram muitas fábricas a parar a produção.

Apesar da melhora nos dois indicadores, a produção industrial continua vacilante, ao passo que a desaceleração contínua da inflação eleva as pressões para mais cortes nos juros. Na semana passada, o Banco da Reserva da Índia cortou sua principal taxa de juros pela primeira vez desde setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS