Participamos do

Conta de luz fica mais cara a partir desta sexta-feira, 22

A Coelce tem 3,4 milhões de unidades consumidoras no estado
10:31 | Abr. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A parir desta sexta-feira, 22, entra em vigor o reajuste das tarifas da conta e luz cobradas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce). Agora, os consumidores residenciais (baixa tensão) terão aumento de 13,64% e as indústrias (alta tensão), de 11,51%. O reajuste médio é de 12,97%. A Coelce tem 3,4 milhões de unidades consumidoras no estado.

O aumento foi puxado principalmente pela diferença da revisão periódica provisória adotada no ano passado. Em 2015, a distribuidora do Ceará foi a primeira a sofrer a revisão tarifária, e à época, não estava concluída a nova metodologia que seria usada para a revisão, por isso foi aplicado um percentual provisório. No último dia 12, a Aneel definiu que o índice de reposicionamento tarifário definitivo para o Ceará seria de 7,95%, o que acabou entrando como componente financeiro para o cálculo deste ano. O índice definitivo impactou em 3,57% o reajuste autorizado na última terça-feira, 19.
 
O reajuste, aplicado anualmente é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor. O cálculo se dá de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão assinado entre as empresas e o Governo brasileiro. Seu objetivo é manter o equilíbrio financeiro da concessionária, de modo que ela possa arcar com suas responsabilidades perante os consumidores.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente