Participamos do

State Grid confirma interesse em ativos da Abengoa

19:00 | Mar. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A chinesa State Grid Brasil Holding confirmou que possui interesse nos ativos da Abengoa no Brasil. A empresa chinesa já era apontada como candidata natural aos ativos do grupo espanhol, que enfrenta um processo de pré-recuperação judicial.

"Todas as operações de aquisições são monitoradas pela State Grid International Development. No entanto, a State Grid Brasil Holding confirma que há interesse nos ativos da Abengoa, mas que nenhuma proposta formal foi realizada", afirmou a empresa, em nota.

A confirmação acontece depois que o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, informou, nesta terça-feira, que há dois grupos estrangeiros interessados nos ativos da Abengoa no País. De acordo com ele, o governo está analisando se as propostas são viáveis e se será possível viabilizar a entrega das obras em construção no prazo estabelecido.

Braga informou que um dos possíveis compradores manifestou interesse apenas nos ativos da Abengoa que já estão prontos e em operação. As linhas de transmissão ainda em construção teriam que ser repassadas a outro operador. Outro grupo informou ao governo ter uma proposta para assumir todos os ativos da Abengoa, tanto aqueles em operação quanto os em construção. Ao todo, a Abengoa possui projetos que somam 6,1 mil quilômetros de linhas de transmissão. A State Grid não informou se seu interesse é apenas pelos projetos já em operação ou se englobava também os em construção.

A empresa chinesa tem se mostrado um dos principais players do setor, adquirindo diversos lotes de projetos de transmissão, inclusive dois dos mais importantes da atualidade: os chamados linhões de Belo Monte. Nos dois casos, aliás, superou a Abengoa na disputa pelos projetos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente