Participamos do

Setor de petróleo e gás do Irã busca US$ 200 bilhões em investimentos

10:40 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O setor de petróleo e gás iraniano busca o equivalente a US$ 200 bilhões em investimentos para a manutenção de sua infraestrutura nessa área, afirmou Majid Zamani, executivo-chefe do iraniano Kardan Investment Bank. Falando em um evento sobre Irã do Financial Times, Zamani disse aos presentes que o tamanho desse pedido já mostra que, a fim de gerenciar a meta de crescimento de 8%, o Irã precisa de capital de fora do país.

Com a retirada de sanções internacionais, o Irã precisa reestruturar e inovar em seu sistema financeiro, a fim de atrair dinheiro em nível internacional, acrescentou Zamani.

O secretário de Estado para Negócios do Reino Unido, Sajid Javid, disse que seu país prepara uma delegação para o Irã neste ano, com o objetivo de discutir oportunidades de negócio. O Irã no mesmo evento do jornal, Javid avaliou que o Irã representa uma das mais importantes oportunidades de investimento em mercados emergentes em 2016. Na avaliação dele, ainda que o foco das discussões esteja no setor de petróleo e gás, também há grandes oportunidades em outras áreas.

As companhias ocidentais têm renovado seu interesse no Irã, após a retirada de sanções internacionais que estavam vinculadas ao programa nuclear do país. As companhias europeias têm atuado com mais rapidez que as dos Estados Unidos para explorar essas oportunidades, aproveitando relações comerciais anteriores com Teerã.

O Irã produziu quase 3 milhões de barris de petróleo por dia em janeiro, acima dos 2,7 milhões de barris por dia de igual mês do ano passado, mas bem abaixo de sua capacidade de 3,6 milhões de barris por dia, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente