Participamos do

Segundo IBPT, há mais de 50% em tributos nos produtos consumidos

Os produtos mais tributados no feriado da Semana Santa são: o vinho, cuja carga tributária chega a 54,73%, e o bacalhau importado, que contém 43,78% de impostos.
09:49 | Mar. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) os produtos mais tributados no feriado da Semana Santa são: o vinho, cuja carga tributária chega a 54,73%, e o bacalhau importado, que contém  43,78% de impostos.


O símbolo pascal, o ovo de Páscoa, um dos produtos mais consumidos nesta época do ano, por ser feito de chocolate, têm carga tributária de 38,53%.


A partir 1º de maio de 2016, começa a vigorar um decreto do governo federal que altera a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de produtos como cigarro, fumo, sorvete e também o chocolate.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Dessa forma, os chocolates que estavam sujeitos a uma tributação de IPI entre R$ 0,09 e R$ 0,12 por quilo, passam a ser submetidos a uma alíquota de 5% sobre o preço de venda.


Ainda, os consumidores que optarem por presentear amigos e familiares com opções mais baratas, não escapam dos impostos. Bombons 37,61% do seu preço vão para os cofres públicos; barra de chocolate, a carga tributária atribuída é de 38,60%. Na colomba pascal, os tributos representam 38,68% do preço.

 

Redação O Povo Online

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente