Participamos do

Mercedes-Benz inaugura nova fábrica projetada antes da crise

18:32 | Mar. 23, 2016
Autor Jocélio leal
Foto do autor
Jocélio leal Editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios (Veículos, Imóveis e Empregos&Carreiras)
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Mercedes-Benz inaugurou nesta quarta,23, nova fábrica no Brasil. Fica em Iracemápolis (SP). O primeiro veículo a sair da linha de produção foi um Classe C. No segundo semestre, a montadora pretende fabricar o GLA. A montadora alemã investiu declarados R$ 600 milhões na planta, com planos de criar cerca de 750 empregos.

A presidente Dilma Rousseff mandou um representante, o ministro da Previdência, Miguel Rosseto, que não fez discurso. Em um telão, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, fez saudação, mas não mencionou a presidente.

No ano passado, em junho, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, fez duras críticas à política econômica do Governo Dilma. Na inauguração, ele não quis comentar a conjuntura atual. Schiemer definira, na época, como a pior crise dos últimos 20 anos. Citava custos maiores, volumes em queda e preços estáveis.

A nova fábrica da Mercedes-Benz é a 26ª da empresa alemã no mundo. "Com a produção local, estamos fortalecendo nossa competitividade global e estaremos ainda mais próximos de nossos clientes brasileiros e de suas necessidades," disse Markus Schäfer, membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística.

No primeiro estágio, a fábrica foi projetada para uma capacidade anual de 20.000 veículos. " A abertura de uma nova planta, 60 anos depois, é um compromisso forte com o Brasil e completa um ciclo de produção: a partir dessa inauguração, a Mercedes-Benz será a única da indústria automotiva a produzir automóveis, vans, ônibus e caminhões", disse Schiemer.

[FOTO2] 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

(O jornalista viajou a Iracemápolis, SP, a convite da Mercedes-Benz)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente