Participamos do

Lacker confia que inflação voltará para meta de 2% nos EUA

09:20 | Mar. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Richmond, Jeffrey Lacker, disse hoje estar confiante de que a inflação dos EUA vai começar a subir "significativamente" em breve, durante discurso em que não comentou sobre a perspectiva da política monetária do Fed.

 

"Estou razoavelmente confiante de que, exceto em caso de choques, a inflação vai voltar para a meta (do Fed) de 2% no médio prazo", previu Lacker, durante evento realizado pelo Banco da França em Paris.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A inflação nos EUA está abaixo da meta do Fed há mais de três anos. O Fed em si não espera que a inflação retorne para os níveis desejados antes de 2018 e seus dirigentes vêm demonstrando surpresa com a fraqueza dos preços nos últimos anos.

 

Segundo Lacker, que não vota nas reuniões de política monetária do Fed neste ano, a inflação vem sendo principalmente pressionada pela baixa nos preços do petróleo e pela tendência de valorização do dólar. Para ele, a inflação tende a ganhar força quando a queda do petróleo for interrompida.

 

Lacker também comentou que as expectativas de inflação diminuíram ultimamente, mas estão "bem ancoradas" e não são inconsistentes com a meta do Fed no mais longo prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente