Participamos do

Fundo norueguês tira R$ 14 bilhões do Brasil em investimentos

10:25 | Mar. 10, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Segundo divulgado pelo Fundo Soberano da Noruega, o total dos investimentos nos ativos brasileiros caiu 41,7% em 2015, equivalente a R$ 14 bilhões. A queda é relacionada ao retorno negativo de 27,4% gerado por títulos brasileiros de renda fixa.

Nos títulos emitidos pelo governo federal, houve redução de 47% na carteira, o que fez o Tesouro Nacional cair da posição de 8º lugar entre os emissores mais importantes na carteira de renda fixa, no ano de 2014, para 17º no ano passado.

O relatório explica que a desvalorização do real foi um fator importante para o desempenho negativo dos investimentos. Apesar de os papéis brasileiros emitidos pelo Tesouro terem terminado o ano com saldo positivo de 2,9%, o real desvalorizado fez com que a carteira de renda fixa do Fundo tivesse retorno 0,2% menor do que a referência dos gestores.

É explicado também que o resultado foi influenciado pela situação frágil dos países emergentes, que foram afetados pelo aumento pequeno no retorno de longo prazo dos países desenvolvidos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente