Participamos do

Empréstimos inadimplentes para os bancos da Itália aumentam em janeiro

11:10 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os empréstimos inadimplentes para os bancos italianos aumentaram 9,4% na comparação anual em janeiro, para 202,05 bilhões de euros (US$ 221,7 bilhões), informou o Banco da Itália nesta quarta-feira. Os bancos locais enfrentam dificuldade, diante da magnitude dessas operações com problemas.

Os números confirmam que os empréstimos inadimplentes continuam como o problema número 1 dos bancos italianos, o que ameaça a lucratividade dessas instituições, já afetadas por anos de recessões ou de crescimento fraco.

Desde o início do ano, os investidores começaram a vender ações de bancos italianos, em meio a preocupações sobre sua saúde financeira. As ações dos bancos do país já perderam pouco mais de um quarto de seu valor nesse período, enquanto os bancos europeus em geral perderam 16%.

O ritmo dos empréstimos inadimplentes aumentou, após um avanço anual de 9,4% em dezembro. Com isso, os bancos têm sido levados a realizar menos empréstimos aos clientes.

O banco central italiano disse que os empréstimos ao setor privado recuaram na base anual de 0,1% em janeiro, na comparação com uma queda anual de 0,3% no mês anterior. Os empréstimos às pessoas aumentaram 0,8%, enquanto aqueles para empresas que não são do setor financeiro tiveram recuo de 0,9% na mesma comparação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente