Participamos do

Empresários apresentam sugestões para modernizar economia

Por meio do documento intitulado %u201CPara Vencer a Crise%u201D, setores industriais apresentam conjunto de medidas ao ministro da Fazenda Nelson Barbosa
18:57 | Mar. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, reuniu-se nesta sexta-feira, 11, em São Paulo, com cerca de 20 empresários de diversos segmentos para falar sobre a estratégia de política econômica do Governo. Durante almoço promovido pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI),  os empresários entregaram um documento intitulado “Para Vencer a Crise”, no qual apresentam um conjunto de sugestões para modernizar a economia.

A  reforma fiscal , a simplificação tributária e o financiamento do investimento foram alguns dos temas abordados no encontro.  Estavam presentes, entre outros, representantes dos setores de alimento, têxtil, construção civil, Tecnologia da Informação e cosméticos.

Segundo Barbosa, há um anseio de todos por medidas que melhorem o funcionamento da economia, além de uma concordância geral sobre a necessidade de se adotar ações para estabilizar a economia no curto prazo, de forma a preservar o emprego e a renda. “Mas temos que fazer isso de uma maneira que se encaminhe também para os nossos problemas estruturais”, comentou o ministro após a reunião.

O ministro reafirmou que há também o entendimento de que é preciso discutir a questão da Previdência. “É mais uma discussão de qual é a melhor estratégia de construção de proposta do que uma discordância de mérito”, apontou Barbosa.  “Todos concordam que é preciso preservar o nosso sistema de Previdência. As pessoas estão discutindo qual é a melhor forma de construir e qual é o tempo de apresentar essas medidas”, completou em conversa com jornalistas.

Ele voltou a defender o acúmulo de reservas internacionais como um ativo importante contra a flutuação da taxa de câmbio e como ferramenta de autonomia de política econômica ao Brasil. “Pela acumulação de reservas temos uma estabilidade no nosso balanço de pagamentos maior do que no passado.  E pelo seu elevado volume temos autonomia para discutir a solução dos nossos problemas com os brasileiros”.

Ministério da Fazenda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente