Participamos do

Demanda por etanol alcançou o limite da capacidade de produção, diz ANP

O aumento crescente do preço da gasolina é um dos motivos, segundo avaliação de superintendente de Abastecimento da ANP
16:01 | Mar. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A capacidade de produção do etanol alcançou o seu limite devido à grande procura pelo combustível em 2015, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A explicação pelo crescimento do consumo, no ano passado, deu-se por três motivos: os aumentos crescentes dos preços da gasolina, o retorno da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os derivados de petróleo e políticas estaduais de redução de imposto do etanol.
 
A produção do combustível atingiu o seu maior volume, que corresponde a 17,6 bilhões por conta do aumento de 37,5% da demanda. “Está dada nossa capacidade de ofertar etanol. Acima disso, só com ampliação dos investimentos em novas usinas ou com novas tecnologias de produção”, explicou, nesta quarta-feira, 2, o superintendente adjunto de Abastecimento da ANP, Rubens Freitas, durante o seminário sobre o desempenho do mercado de combustíveis em 2015.
 
Ao prevê o mercado para este ano, a ANP acredita que vai seguir estável, porém o crescimento da economia poderá causar preocupação, encarecendo o preço do combustível por conta de que o País necessitará ampliar as importações da gasolina. Além disso, a Agência Nacional espera estabilidade nas vendas em relação ano de 2015.
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente