Participamos do

Custo da construção sobe 0,05% em fevereiro ante janeiro, revela Sinduscon-SP

15:40 | Mar. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O custo da construção paulista registrou alta de 0,05% em fevereiro ante janeiro, totalizando R$ 1.232,70 por metro quadrado, conforme dados do Sinduscon-SP e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o indicador apresentou alta de 4,95%.

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo é calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos e reflete a variação dos custos das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Na mesma base de comparação, foi registrada alta de 0,06% nos materiais de construção, acréscimo de 0,04% nos custos com mão de obra e estabilidade nos administrativos.

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB também subiu 0,05% em janeiro, totalizando R$ 1.145,68 por metro quadrado. Em 12 meses, teve alta de 4,82%.

"A estabilidade do CUB reflete a baixa atividade da construção e, consequentemente, a reduzida demanda por insumos, de um lado, e a queda do nível de emprego no setor, de outro", comentou o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan. "Não se vislumbra uma mudança neste cenário nos próximos meses", acrescentou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente