Participamos do

BC da Nigéria eleva taxa básica de juros em 1 ponto porcentual, para 12%

11:40 | Mar. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central da Nigéria decidiu nesta terça-feira elevar sua taxa básica de juros, quatro meses após cortá-la, no momento em que a maior economia africana enfrenta sua pior fase no crescimento econômico desde 1999. A taxa de juros foi elevada em 1 ponto porcentual, para 12%, em uma tentativa de conter a inflação.

O anúncio foi feito pelo presidente do BC nigeriano, Godwin Emefiele. Em novembro, a instituição havia reduzido a taxa de juros em 2 pontos porcentuais em uma tentativa de estimular a economia.

A elevação dos juros não era esperada pelos analistas em geral, que previam que o BC manteria a taxa para estimular o crescimento. A economia nigeriana cresceu apenas 2,8% no ano passado, seu pior resultado em 17 anos, divulgou no mês passado o escritório nacional de estatísticas.

"A medida me pediu de surpresa", disse Manji Cheto, vice-presidente da consultoria londrina Teneo Intelligence. Segundo ele, a sinalização do BC agora é de que a decisão anterior havia sido prematura e foi necessário tomar uma medida de correção. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente