Participamos do

Atividade econômica brasileira sofre retração de 0,61%, segundo Banco Central

Em 12 meses, o índice obteve redução de 4,48% na série sem ajuste e de 4,44% com ajuste.
09:18 | Mar. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou uma queda de 0,61% em janeiro de 2016, quando comparado com o mês de dezembro do ano passado. Este dados são dessazonalizados. Os dados sem a dessazonalização mostram que a queda chega a 4,05%. As previsões constam no boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central, com a projeção de instituições financeiras para a economia.

[SAIBAMAIS 3] Em relação a janeiro de 2015, o índice registrou uma baixa de 8,12%, com 6,7% na série com ajuste. Em 12 meses, o índice obteve redução de 4,48% na série sem ajuste e de 4,44% com ajuste.


O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução e o desempenho da atividade econômica brasileira, incorporando informações sobre o nível de atividade dos setores de indústria, comércio e serviços e agropecuária. O indicador oficial que mede o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A perspectiva de retração da atividade econômica para 2017 passou de 3,50% para 3,54%. Segundo o Boletim Focus há um mês, a mediana das projeções estava em 3,33%.

Redação O Povo Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente