Participamos do

Volume de serviços recua em todos os segmentos em dezembro, diz IBGE

10:00 | Fev. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em dezembro de 2015, a queda de 5% no setor de serviços em relação a igual período do ano anterior teve perfil disseminado entre os setores pesquisados, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 17.

Todos os segmentos da Pesquisa Mensal de Serviços registraram retração: Serviços prestados às famílias, -7,0%; Serviços de informação e comunicação, -0,4%; Serviços profissionais, administrativos e complementares, -8,8%; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, -6,9%; e Outros serviços, -10,0%.

O agregado especial das Atividades turísticas registrou queda de 1,4%, em dezembro.

4º trimestre

Os resultados trimestrais evidenciam o desaquecimento do setor de serviços ao longo de 2014 e 2015, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Houve reduções consecutivas nas taxas de volume de serviços prestados, culminando com uma queda de 5,7% no quarto trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi o mais negativo da série histórica, iniciada em 2012.

No quarto trimestre, as quedas mais relevantes foram registradas nos segmentos de Outros serviços (-10,6%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (-7,6%), Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,3%) e Serviços prestados às famílias (-6,1%).

Os Serviços de informação e comunicação registraram retração de 2,6%, enquanto as Atividades turísticas encolheram 1,0% na mesma base comparativa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente