Participamos do

Vendas no varejo paulistano tiveram baixa de 18,4% em janeiro, diz ACSP

18:35 | Fev. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas no varejo da capital paulista registraram baixa de 18,4% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgado nesta segunda-feira, 1, as vendas a prazo caíram 17,7%, enquanto as operações à vista cederam 19,1%.

De acordo com a nota da ACSP, a forte baixa é reflexo do aprofundamento da crise que afeta o setor varejista. "São vários os fatores que têm prejudicado o varejo, mas é importante destacar a crise política e institucional, que magnifica os efeitos da economia e derruba, cada vez mais, a confiança do consumidor e do empresário", explica, em nota, o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Mensal

Na comparação com dezembro, a entidade diz ter havido um recuo médio de 39,1%, fortemente afetado pela influência sazonal. As vendas a prazo caíram 30,5%, enquanto as transações à vista cederam 47,7% nessa base de comparação.

A entidade avalia ainda que janeiro de 2016 teve um dia útil a menos em relação a janeiro e dezembro de 2015, o que também contribuiu para queda das vendas.

"Janeiro e, sobretudo, fevereiro, são tipicamente meses de baixa para o varejo da cidade, que sofre com o êxodo dos paulistanos por causa de férias e carnaval", afirmou Burti.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente