Participamos do

Vendas no varejo avançam 0,3% em dezembro ante novembro na zona do euro

10:40 | Fev. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas no varejo da zona do euro cresceram 0,3% em dezembro ante novembro, no primeiro avanço mensal do indicador em quatro meses, informou a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado veio em linha com a expectativa dos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires.

Na comparação anual, as vendas no varejo tiveram alta de 1,4% no ano em dezembro. O dado de novembro ainda foi revisado para melhor, mostrando agora estabilidade ante o mês anterior (não mais queda de 0,3% no mês) e crescimento de 1,6% no ano (de 1,4% antes informado).

Os números sugerem que o crescimento econômico continua em um ritmo moderado na zona do euro, desde o início da recuperação em meados de 2014. Por ora, o avanço não foi suficientemente forte para impulsionar a inflação e não há motivo para esperar que mude esse cenário. Além disso, há preocupações com os preços baixos do petróleo e a perspectiva para a inflação, a desaceleração na China e em outros importantes emergentes e ainda sobre a perspectiva para o crescimento econômico na própria região da moeda comum.

O crescimento mensal nas vendas no varejo foi o primeiro desde agosto. Os números mais recentes sugerem que a maior renda disponível para as famílias, diante dos preços mais baixos do petróleo, continuam a apoiar os gastos em produtos e serviços. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente