Participamos do

Taxas futuras acompanham queda do dólar

11:50 | Fev. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os juros futuros recuam nesta manhã, acompanhando a queda de mais de 1% do dólar à vista ante o real. No caso das taxas mais curtas, fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, atribuíram a queda das taxas no trecho mais curto da curva a termo ao recuo nas tarifas de conta de luz com o desligamento de usinas térmicas anunciado ontem pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. A leitura é a de que isso deve dar algum alívio à inflação.

Às 9h30, o DI para janeiro de 2021 estava em 15,58%, de 15,81% no ajuste de ontem. No trecho curto, o DI para janeiro de 2017 indicava taxa de 14,380%, de 14,480% no ajuste anterior.

Braga informou ontem que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) determinou o desligamento de usinas térmicas que, juntas, geram até 2 mil megawatts de energia, a partir de 1º de março. No total, serão desligados sete empreendimentos térmicos. Ele ainda afirmou que com a decisão, a bandeira vermelha, que vigora desde janeiro do ano passado, será substituída pela amarela. E, mantidas as condições climáticas, existe possibilidade de chegar a verde em abril. Nos cálculos do ministro, as tarifas devem cair cerca de 7% a partir de março.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente