Participamos do

Taxa de desemprego na zona do euro cai ao nível mais baixo desde 2011

09:25 | Fev. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A taxa de desemprego na zona do euro recuou de 10,5% em novembro para 10,4% em dezembro, atingindo o nível mais baixo desde setembro de 2011. O resultado pode dar algum apoio à modesta recuperação na região da moeda comum.

O desemprego na zona do euro terminou o ano passado, porém, em uma taxa que representa mais que o dobro do registrado nos EUA e no Reino Unido e com pouca perspectiva de grandes recuos neste ano e no seguinte.

Em dezembro, houve uma queda de 49 mil no número de pessoas sem emprego, para 16,75 milhões. Em todo o ano de 2015, o número de pessoas sem emprego recuou 1,5 milhão na zona do euro.

Pelos padrões recentes da zona do euro, isso representa um bom ano. Para padrões internacionais, porém, o mercado de trabalho na zona do euro permanece muito fraco. Em dezembro, os EUA registraram taxa de desemprego de apenas 5%.

A zona do euro enfrenta dificuldades para criar vagas para trabalhadores mais jovens e terminou 2015 com uma taxa de desemprego de 22% entre aqueles com até 24 anos. Economistas advertem para os efeitos dessa situação, que pode resultar num quadro de trabalhadores jovens com salários permanentemente mais baixos e menos qualificados. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente