PUBLICIDADE
Notícias

Produção industrial fecha 2015 com queda de 8,3%

13:07 | 02/02/2016
NULL
NULL
A produção industrial brasileira recuou 0,7% durante o mês de dezembro de 2015 e fechou o ano passado com queda de 8,3%, na série com ajuste sazonal. As informações foram reveleadas nesta terça-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão, em dezembro de 2015, a indústria brasileria registrou quadro de menor ritmo produtivo, expresso não só no sétimo resultado negativo consecutivo em relação a novembro (maior sequência de quedas da série histórica), mas também no predomínio de taxas negativas em dezembro, quando a maior parte das atividades pesquisadas reduziu a produção.

[SAIBAMAIS 1] Com isto, a indústria ficou 19,5% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013. Ainda na série com ajuste sazonal, os sinais de menor intensidade da atividade industrial ficam evidenciados pela média móvel trimestral (-1,2%), que manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2014.

De acordo com o IBGE, no confronto com dezembro de 2014, o setor industrial teve o 22º resultado negativo consecutivo. Com isso, no fechamento de 2015, a indústria também assinalou a queda (-8,3%) mais intensa da série histórica, iniciada em 2003, com predomínio de taxas negativas entre as grandes categorias econômicas e as atividades pesquisadas. Destacam-se os recuos nos setores de bens de capital e bens de consumo duráveis.

Essa perda de dinamismo também fica evidente na análise semestral. A indústria teve comportamento negativo ao longo de 2015, com aumento na intensidade de queda na passagem do primeiro semestre (-5,9%) para o segundo (-10,5%), contra iguais períodos do ano anterior.
Redação O POVO Online com IBGE
TAGS