Participamos do

Produção de Itaipu atinge 8,5 mi de MWh em janeiro, melhor resultado para o mês

09:30 | Fev. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A usina de Itaipu, principal fonte geradora de energia do Brasil, produziu 8,5 milhões de megawatts-hora (MWh) em janeiro, maior nível já registrado pela hidrelétrica para o primeiro mês do ano. A marca supera os 8,445 milhões de MWh registrados em janeiro de 2012 e os 8,390 milhões de MWh de 2011, antigos recordes.

O número de janeiro reforça o otimismo da direção da hidrelétrica de produzir acima de 90 milhões de MWh no acumulado de 2016, uma marca que não é alcançada há dois anos. O recorde histórico da hidrelétrica foi registrado em 2013, quando a produção atingiu 98,6 milhões de MWh entre janeiro e dezembro.

A falta de chuvas nos anos seguintes reduziu o ritmo de produção da hidrelétrica, uma parceria entre os governos brasileiro e paraguaio. Mas desde a segunda metade de 2015, com a incidência do El Niño, o volume de água na região Sul voltou a crescer, o que permitiu a intensificação das atividades de Itaipu. "Com o fenômeno El Niño atuando de forma intensiva no Brasil, a expectativa hídrica é boa para toda a região Sul do País", afirma a companhia.

Em nota, a diretoria da Itaipu destaca que, além da geração acumulada recorde para meses de janeiro, o primeiro mês de 2016 ainda foi marcado por produções diárias "bem acima do normal". A contribuição de Itaipu para o sistema elétrico interligado do Brasil e do Paraguai chegou a 320 mil MWh por dia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente