Participamos do

Premiê japonês defende decisão do BoJ de adotar taxa de juros negativa

04:30 | Fev. 10, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou ter confiança na capacidade do presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, de conduzir a política monetária de forma adequada, rejeitando críticas de que os investidores não viram com bons olhos a recente decisão do BC japonês de adotar uma taxa de juros negativa.

"Eu confio em Kuroda", disse o premiê, durante sessão parlamentar, acrescentando esperar que o chefe do BoJ tome "medidas de política apropriadas" para atingir a meta de inflação de 2%.

O comentário de Kuroda foi feito em resposta a perguntas de um parlamentar da oposição sobre a decisão do BoJ, no fim de janeiro, de cortar sua taxa de depósitos para reservas bancárias excedentes, de 0,1% para -0,1%.

A adoção da taxa negativa gerou uma série de reportagens na mídia local sobre as possíveis desvantagens da medida e levou os bancos japoneses a reduzirem ainda mais suas taxas de depósitos, que já eram baixas, causando preocupações sobre os efeitos colaterais da política.

Abe disse também que vai acompanhar cuidadosamente o mercado japonês, que acumulou fortes perdas nos últimos dias, mas ressaltou que a economia do país é sólida e que muitos economistas atribuem a turbulência recente a fatores externos, e não domésticos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente