Participamos do

Latam: Tráfego de passageiros cresce 1,9% em janeiro

15:20 | Fev. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A LATAM Airlines divulgou dados preliminares de tráfego registrados em janeiro. Segundo relatório da companhia, o tráfego de passageiros (RPK, na sigla em inglês) de todo o sistema do grupo aumentou 1,9%, para 10,603 milhões de passageiros, ante 10,406 milhões de janeiro de 2015, ao mesmo tempo que a capacidade (ASK, na sigla em inglês) avançou 2% na mesma base de comparação.

Com isso, a taxa de ocupação em janeiro da LATAM recuou 0,1 ponto porcentual, para 85,6%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 53% do total de passageiros no mês.

O tráfego doméstico de passageiros na operação da companhia em países de língua espanhola (Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia) ou classificado pela empresa como "doméstico SSC" aumentou 6,4%, enquanto a capacidade cresceu 4,5%. A taxa de ocupação doméstica nesses países aumentou 1,5 ponto porcentual, chegando a 84,8%.

Já o tráfego do mercado doméstico brasileiro diminuiu 11% em janeiro, enquanto a capacidade recuou 8,6%. Como resultado, a taxa de ocupação doméstica no País caiu 2,3 pontos porcentuais, para 84,4%.

O tráfego internacional de passageiros aumentou 9,2%, e a capacidade cresceu 8,2%. Dessa forma, a taxa de ocupação internacional de passageiros para o mês aumentou 0,8 ponto porcentual, chegando a 86,6%. O tráfego internacional inclui as operações da LAN e da TAM nas rotas entre países da América do Sul e de longo curso.

O tráfego de carga durante o mês de janeiro seguiu fraco, especialmente nos mercados doméstico e internacional do Brasil. O tráfego dessa operação do grupo recuou 10,7% em janeiro, e a taxa de ocupação de carga diminuiu 2,8 pontos percentuais, para 49,9%. "A companhia segue ajustando a capacidade de carga por meio de uma operação cargueira reduzida, que resultou em uma queda de 5,7% dos ATKs em janeiro", explicou a LATAM, no documento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente