Participamos do

Hotel no Cariri realiza passeios à terra natal de Luiz Gonzaga

A viagem para Exu, no sertão de Pernambuco, dura aproximadamente oito horas e reconta a história do Rei do Baião
17:26 | Fev. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O iu-á hotel, de Juazeiro do Norte, inaugurou um passeio turístico e cultural a Exu, cidade do interior de Pernambuco, famosa por ser a terra natal do músico e compositor Luiz Gonzaga. O percurso de 92 km é feito no ‘Doblossauro’, um veículo Doblô adaptado com um Pterodátilo cenográfico.

 O passeio começa na Fazenda Caiçara, no povoado de Araripe, para conhecer as raízes do ‘Rei do Baião’ e degustar um cardápio regional. Nesta mesma fazenda residiu Bárbara de Alencar. Com duração de oito horas, sendo uma hora para almoço, o passeio que inclui transporte com ar-condicionado, motorista e guia acompanhante.

 A saída acontece diariamente, sempre às 8 horas da manhã, com previsão de retorno ao hotel às 17 horas e custa R$ 320. O passeio é realizado sob demanda, no mínimo 1 pessoa e no máximo 4.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 De acordo com Luciana Alencar, diretora do iu-á hotel, o passeio tem como objetivo fomentar o turismo cultural da região. "A riqueza artística deixada por Luiz Gonzaga é, sem dúvida, um grande orgulho para o povo nordestino”, destaca.

 

Atrativos de Exu

- Mausoléu do Gonzagão: abriga os restos mortais de Luiz Gonzaga e de alguns de seus familiares, como da sua esposa Helena e dos seus pais Ana Batista e Januário.

- Casa do Rei do Baião: antiga Casa Grande da Fazenda Itamaragi, comprada por Luiz Gonzaga em 1974. Serviu de ponto de apoio para o músico, que morou lá de 1982 até 1989, ano de sua morte.

- Museu do Gonzagão: inaugurado em 1989 pelo seu filho Gonzaguinha, abriga objetos como fotos, prêmios, sanfonas, gibões e acervo musical.

- Casa de Januário (Parque Aza Branca): logo que comprou a Fazenda Itamaragi, Luiz Gonzaga construiu essa casa e trouxe o seu pai Januário da Fazenda Araripe para ficarem próximos. Januário viveu lá até a sua morte, em 1978.

- Casa de Reboco: réplica da moradia do antigo homem sertanejo. Uma construção rústica de taipa, com varas, cipós e barro.

- Capela de São João Batista: uma edificação do século XIX, com teto inspirado na arquitetura francesa.

- Casa de Januário (Fazenda Araripe): antes de se mudar para a Fazenda Itamaragi, Januário, nessa casa, recebe a visita do seu filho Gonzaga, que retorna ao Exu já famoso, em 1946.

- Casa onde nasceu Luiz Gonzaga: atualmente, não existe mais. No local, foi edificado um marco que simboliza a edificação. O músico nasceu em 1912.

- Casa do Barão de Exu: foi coronel da Guarda Nacional, com grande poder político na província pernambucana. Era sobrinho da republicana Bárbara de Alencar.

- Museu Bárbara de Alencar: a republicana nasceu em 1760 e é considerada a primeira mulher a se envolver com política no Brasil. Participou da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

Serviço

iu-á hotel Rua Arnóbio Barcelar Caneca, 800 Lagoa Seca, Juazeiro do Norte

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente